Milton Brudna's Blog

Minha vida é plantar

Aveia Preta: Embrapa BRS 139

Publicado por mbrudna em 22/10/2012

Nos dias 11 e 12 de outubro colhi a aveia preta variedade Embrapa BRS 139 que plantei para colher semente, 140 dias depois de nascida. Plantei com 150 kg de fertilizante e fiz uma aplicação de fungicida. Era uma área pequena em que o meu propósito foi procurar fazer uma lavoura bem feita com adubação e tratamento com fungicida para saber da viabilidade econômica da cultura. Rendeu 1.360 kg por ha, a sobra financeira não é das melhores em relação a outras culturas de inverno, mas para fazer uma boa cobertura de palha para a cultura da soja é uma boa alternativa que paga a despesa de plantio e deixa uma pequena sobra.

Aveia Preta Embrapa BRS 139, Alguns Dias Antes da Colheita

About these ads

6 Respostas para “Aveia Preta: Embrapa BRS 139”

  1. colono_rs disse

    Aqui plantamos aveia preta comum para pasto, usando 100 kg de DAP por hectare na linha, deu pra engordar 2 vacas por hectare e agora colhemos a aveia pro gasto do ano que vem, rendeu pouco mais de 550 kg por hectare, com uma aplicação de Sphere Max.

    • mbrudna disse

      Oi Tudo bem?

      Tu acertou em vez de plantar trigo, engordar boi. As plantas de inverno aqui todas tiveram parte perdida com a geada. O meu centeio deu menos da metade q

  2. mbrudna disse

    que poderia produzir. a esperança está na linhaça que vou começar colher amanhã. Vou conseguir vender por 80,00 o saco, pena que ela não produz muito por ha. Agora é rezar pra chover bem pro soja que vem.

    Abraços.

    Milton.

    • colono_rs disse

      Engordar gado é uma faca de dois gumes, da uma renda em torno de R$ 150,00 por hectare no inverno, o risco é baixo, mas a compactação do solo acaba tirando potencial da soja no verão, onde não vai gado chega a dar 10 sacos a mais por ha de diferença aqui na região, mas como ano passado o trigo não deu lucro e a safra de verão foi frustada é uma alternativa de renda.

      • mbrudna disse

        Pelo menos tu teve lucro. Se tivesse plantado trigo talvez fosse dar prejuizo. Eu tive pequeno prejuizo com centeio devido a geada, pelo menos deixou ótima palhada, a linhaça deu bom lucro. Meus 13 ha de milho hiper-precoce tá florescendo e nada de chuva, o clima ta meio esquizito de novo. Os outros 12 ha de super-precoce logo começará florescer também. Soja só vou começar semear depois de uma boa chuva.

  3. colono_rs disse

    O milho aqui ta querendo florescer, mas nada de chuva, ta complicado esse clima. Aqui semeamos uns 30% da soja, e agora aparece o “lucro” do gado, como a terra estava mais compactada formou torrões quando a plantadeira passou, agora a soja não consegue emergir direito, o stand vai ficar abaixo do ideal, mas quando chover vamos plantar as outras áreas e deixar essas pra depois, se o stand for muito ruim vamos replantar, se ficar aceitável vamos deixar assim, já que a previsão é de pouca chuva. Sem dúvidas é o pior momento que já atravessamos aqui, o clima ta muito desregulado, 60 dias atrás ainda falavam em el nino e agora me vem essa estiagem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: