Milton Brudna's Blog

Minha vida é plantar

Soja Safra: Lesmas Causam Prejuizo

Posted by mbrudna em 20/11/2009

Lesmas de baixo da palha de aveia

Dano causado pela Lesma

Área onde se encontra a lesma

Na área da Tapera semeei soja em 16 ha direto na palha da aveia preta sem colher, ficou com uma cobertura de palha muito boa. Hoje, acho que descobri por quem os pés de soja que nasceram mais tarde estão sendo comidos, ao que tudo indica estão sendo comidos por lesmas. Cheguei encontrar 6 lesmas em meio metro quadrado.Talves pela quantidade de palha, ela teve condição favorável para proliferar. Quando elas se movimentam medem de 0,5 cm a 3,0 cm. ( as lesmas são aquelas em cor mais escura ). Elas estão instaladas entre o solo e a palha da aveia, onde tem úmidade em excesso. Até o presente momento eu só vi danos por lesmas, no ano passado, no girassol na lavoura do vizinho. E pelo que sei esta praga não tem controle por inseticidas. Fiz o tratamento da semente conforme recomendação e aumentei o inseticida de 1 ml para 2 ml por kg de semente, para prolongar o seu residual. Acho que a minha soja tem chances de ficar com um estande aceitável, se as lesmas não atacarem a soja que agora já está maior. Esta soja cresceu muito pouco por falta de sol teve muita chuva em novembro. Ela começou a florescer com uns 20 centímetros de altura aí eu achei melhor dessecar e plantar de novo. realizei o replantio no dia 14 de dezembro. Deixei 3 ha como testemunha para saber se acertei replantar.

8 Respostas to “Soja Safra: Lesmas Causam Prejuizo”

  1. Paula Vieira said

    Oi.. sou estudante e gostaria de mais informações sobre “ataque de lesma na cultura do feijão” pois estou fazendo minha tese relacionado ao assunto.
    Desde jah obrigada..
    Att. Paula

  2. Ricardo Henriques said

    Boa tarde Milton,

    Não sei se você já tem conhecimento, mas, a empresa que trabalha possui um lesmicida resistente a umidade que poderá num próximo plantio, te auxiliar, preventivamente, inclusive muito difundido aí na região sul. É o Metarex. Caso não conheça e precise de alguma orientação nossa, favor entrar em contato no e-mail, que um colega da região terá prazer em atendê-lo.

    Sds,

    Ricardo Henriques
    De Sangosse

  3. Geovani Radoll said

    Bom dia…

    estou com problemas no anel da soja na Bahia, com ataque de lesmas no soja, se alguem puder entrar em contato comigo no email, tendo material a respeito deste assunto, ou alguma esperiencia profissional q ja tenha contornado a situação ou algo assim, se tiver algo em maos, tbm posso ajudar a quem estiver interresado!!

    Desde ja agradeço!

    Geovani

    • Ricardo Henriques said

      Boa noite Geovani,

      Nós temos um produto eficiente para o controle de lesmas no soja.
      Caso tenha interesse, favor entrar em contato comigo no e-mail: henriquer@desangosse.com.br
      Temos referências do produto na região de Correntina.

      Estou à disposição,

      Ricardo Henriques

      • cleusavedoin said

        estou com problemas de lesmas em uma das lavouras de soja sou de santa maria RS aqui so dizem que nao esiste emcetecida pra esse tipo de praga o que me falaro que talves possa controla e um veneno que se usa no arroz pre-germinado no comtrole do caramujo gotaria de sabe se tem veneno que combata essa praga e como e aplicado porque a soja ja esta toda germinada agradeço desde ja se puder me ajudar vicente ademar vedoin

      • mbrudna said

        Oi Vicente!

        Com temperatura alta e clima seco as lesmas tendem a desaparecer.
        O produto de nome Metarex é indicado procure informações com
        um agrônomo, ou para maiores informações mande um e-mail para
        henriquesr@desangrosse.com.br, ou henriquer@desangrosse.com.br
        e peça ajuda, Ok?

        Milton.

  4. paulo ricardo rickli said

    PAULO RICARDO RICKLI
    SOU ENG AGRONOMO E APRENDI COM PESQISA E PRÁTICA DE PRODUTOR
    LESMA SE CONTROLA COM COBRE, ESTE METAL É LETAL ÀS MESMAS.
    para buva é só manter o solo coberto no inverno, fazendo a limpa com clorimurom.

  5. Flavio Emilio Pizzigatti said

    Para Lesma existe uma isca chamada ferramol (Fosfato férrico), mto eficiente no controle de lesmas e carracois – 10 a 15 kg/ha.

    Eng. Agr. Flavio Emilio Pizzigatti

Deixe uma resposta

 
