Milton Brudna's Blog

Minha vida é plantar

Culturas de Inverno em 2010: Qual a Melhor Opção?

Posted by mbrudna em 06/03/2010

Com as considerações e pensamentos que aqui externo, espero não influenciar o produtor em adotar os meus pensamentos, são assuntos sòmente para reflexão. Em quais culturas apostar no inverno. Para mim é uma decisão complexa, difícil é saber o comportamento do clima, príncipalmente com o fim do fenômeno El Niño a partir de setembro. Tem previsão de geadas no tarde. Tenho ainda que considerar os custos de produção de cada cultura e seu preço de venda, daqui a uns 09 meses. Difícil, não é mesmo? A cultura do trigo é de alto risco, tem um custo bem elevado, se eu for plantar sem financiamento bancário, elimino os custos do empréstimo mas o risco em colher prejuizo é considerável. Se eu financiar a lavoura de trigo, ela vai estar segurada pelo proagro. Porém os custos do financiamento pesam na formação da lavoura, proagro 3,9%, projeto técnico 2,0%, juros no período 5,1% e mais algum produto que terei de adquirir do banco ( expontâneamente ). Ex: seguro de vida, capitalização, poupança, título de capitalização, seguro do financiamento e deixar aplicado obrigatóriamente parte da verba de custeio, o que dará um custo de mais uns 4,0%. Custo total do financiamento 15,0%. Preço atual do trigo R$ 22,00 descontando os 15,0% dos custos do financiamento e 2,3% de funrural sobrará R$ 18,20 por saco. Custo de um ha de trigo uns R$ 700,00 será nescessário colher 38,46 sacos de trigo por ha para pagar sòmente os custos variáveis. Terei ainda submeter-me a todo tipo de exigências do banco. Vai ser nescessário apresentar um calhamaço de documentos, dispender de tempo para isso e submeter-me à fiscalização da lavoura, as vezes com exigências descabidas que só irão elevar os custos da lavoura. Para a cultura do trigo o governo acena com bons incentivos, que geralmente não são cumpridos. Talvez por milagre em ano de eleições, o governo cumpra o prometido. Mas o cumprimento das promessas do governo me causam dúvidas, pois a colheita aqui no RS será após a eleição, imaginemos se quem prometeu o incentivo perder a eleição, quem vai cumprir o prometido? A aveia branca sería outra opção, mas o custo de implantação também é alto e se chover muito quando estiver madura perderá facilmente o ph mínimo exigido. O meu planejamento de plantio no inverno já está práticamente definido, vou plantar culturas que tenham custo baixo de implantação. Vou plantar 1/3 da área com linhaça dourada e marrom, já fiz parceria com uma Cerealista para entrega da colheita e com preço definido. E o restante da área pretendo plantar aveia preta com custo bem reduzido. Se eu optar por plantar milho em 20% da área para continuar com a rotação de culturas ( depende do custo de produção e provável preço de venda do milho ) e 20% da área com feijão preto, nestas áreas vou consorciar a aveia preta com nabo forrageiro para melhorar o nitrogênio disponível no solo para o milho e o feijão. O milho tenho a intenção de plantar uma variedade superprecoce ou precoce de 20 a 30 de agosto e plantar posteriormente uma segunda safra de verão, plantando milho, soja ou feijão. O feijão preto eu semearía de 01 a 10 de setembro, estaría colhido até 10 de dezembro, o que dará tempo para implantar uma segunda safra de verão com soja ou milho. O total restante da área terá aveia preta que vou colher para semente. As áreas que terão aveia preta e nabo forrageiro para plantar milho e feijão se eu desistir destas culturas, vou eliminar o nabo forrageiro com herbicida Metsulfuron Metil e deixar a aveia preta para colher como semente. A semente de linhaça dourada, aveia preta, linhaça marrom e feijão preto é de produção própria e já esta beneficada para semente, pronta para semear no inverno de 2010.

Uma resposta to “Culturas de Inverno em 2010: Qual a Melhor Opção?”

  1. Lucas Misael Frank said

    Olá!!

    Você comentou que ja tem preço definido por saca de linhaça dourada na venda. Qual seria esse valor?
    Outra pergunta é sobre a colheita da linhaça, a palha não enrola muito no molinte da colheitadeira? e depois para plantar soja na resteva não embucha a plantadeira por causa da rigidez da palha? Ela suga bastante a terra ou não?
    Desculpa as perguntas, é que também tenho interesse em plantar mas não tenho muita experiência na cultura.

    Agradeço desde já.
    Lucas Frank

Deixe uma resposta

 
