Milton Brudna's Blog

Minha vida é plantar

Soja Safra: Boas Chuvas Atrasaram a Aplicação de Fungicida Para Ferrugem, Usar um Bom Fungicida Pode Fazer a Diferença

Posted by mbrudna em 01/03/2011

As ótimas chuvas de 19 a 25 de fevereiro me deixaram bem preocupado, a 2ª aplicação de fungicida só foi possível realizar 30 dias após a primeira. Eu costumo fazer a segunda aplicação de fungicida 21 dias após a primeira, quando não há pressão do fungo. Fui traído pela minha intuição, achei que não fosse chover diáriamente após o dia 18, dia 19 começou chover. Só no dia 23 abriu uma pequena janela para passar fungicida, mas no fim do dia acabou chovendo 9 milímetros. Em fevereiro choveu 341 milímetros na minha propriedade, muito acima do previsto e da média local. Porém estou muito satisfeito com a excelente proteção proporcionada pelos fungicidas, Piraclostrobina 13,3% + Epoxiconazol 5,5% na dose de 0,5 litro por ha mais Carbendazim 0,5 litro e 50 ml de Espalhante Adesivo não Iônico, usados na primeira aplicação. Produtos que protegeram bem a soja da ferrugem por 30 dias, não encontrei nenhuma pinta de ferrugem, embora  o clima fosse propício a sua instalação na soja. Bom fungicida é aquele que protege a planta mesmo com clima adverso, independente do seu custo. Nos dias 26 e 27, trinta dias após a primeira aplicação, consegui dar continuidade no trabalho, usei por ha 315 ml de Picoxistrobina 20,0% + Ciproconazol 8,0%, Óleo Mineral 300 ml e 1 litro de Metamidofós para matar os percevejos que não eram muitos.

Deixe uma resposta

 
