Milton Brudna's Blog

Minha vida é plantar

Cultura de Inverno: Qual a Melhor Opção

Posted by mbrudna em 07/03/2011

Todo o ano tenho dúvidas sobre o que plantar no inverno. Existem muitas opções mas em qual delas apostar. Aqui no Rio Grande do Sul ainda se planta uma parte da área com Trigo, mas com o pouco incentivo governamental, preço de venda baixo e sem liquidez torna a opção por trigo pouco atrativa. A Aveia Branca tem bom rendimento por ha mas o preço de venda é baixo. A Cevada tem poucos compradores e depende de clima seco na hora da colheita, se o grão não der germinação tem preço irisório. Canola é outra opção, mas é nescessário conseguir uma plataforma para fazer o corte antecipado para diminuir a debulha e depois gastar um pouco mais em herbicidas para erradicar a buva que estará presente na lavoura após a colheita. O meu comentário parece pessimista, mas acho que é bem realista. Diversificar é uma boa medida, tentar fazer renda de alguma cultura, cobrir o solo é nescessário para realizar a semeadura da cultura de verão direto na palha. Sem cultura de inverno os custos fixos serão todos arcados pela cultura do verão. Há ainda o perigo de ter-se uma frustração das culturas do verão, comprometendo a renda de um ano inteiro. Na minha área estou inclinado semear 65,0% da área com Aveia Preta para produzir semente e 35,0% com linhaça Marrom, culturas que estou mais acostumado fazer. A rentabilidade dessas culturas é pequena, mas o custo de implantação é bem baixo. O Trigo no meu entendimento devería ter a maior área cultivada no inverno no Rio Grande do Sul e Paraná. O problema é com o governo federal, pelo que se sabe ele não quer que se plante trigo, devido a acordos com o Mercosul. Se nós conseguíssemos unir políticos comprometidos com o desenvolvimento da triticultura, Governador do Estado, Cooperativas, Embrapa, Sindicatos, Emater, Agricultores e apresentar um projeto em conjunto de viabilidade do cultivo do Trigo e pressionar a área governamental, talvez mudássemos essa situação inaceitável. Temos terras férteis, tecnologia para produzir e no entanto as nossas áreas são sub-aproveitadas no período do inverno, o que é lamentável e me deixa muito triste.

Deixe uma resposta

 
