Milton Brudna's Blog

Minha vida é plantar

Culturas de Inverno: Quais Culturas Plantar

Posted by mbrudna em 17/04/2012

Para mim este ano foi uma tarefa difícil escolher e decidir quais culturas de inverno implantar. Com a frustração da safra de soja, fazer o plantio da safra de inverno sem a disponibilidade de bons recursos financeiros. Fui obrigado escolher as culturas que posso implantar. Trigo é uma boa opção por ter financiamento bancário, mas fazem muitos anos que não planto trigo, estou desatualizado e não me atrai uma cultura de pouca liquidez. Neste verão pretendo plantar 25% da minha área com milho, acho que o preço e o clima vai ser bom e ainda volto realizar a rotação de culturas. Na área em que vou plantar milho, dia 9 de abril semeei nabo forrageiro para melhorar o nitrogênio no solo, consorciado com pequena quantia de aveia preta para aumentar a palhada. As culturas de inverno optei por plantar 35% da área com centeio BRS Serrano para produzir semente para uma cerealista; 25% de linhaça dourada para indústria e os 15% restantes com aveia preta para cobertura do solo e produzir semente própria para fazer cobertura de solo no inverno do ano que vem. Existem muitas culturas para plantar no inverno, cada produtor escolhe a que mais lhe agradar. A rentabilidade das culturas de inverno não é excelente, mas ficar sem plantar práticamente não é possível, principalmente para quem como eu não teve uma boa safra de soja.

Algumas sementes de Nabo não nasceram por falta de umidade.

Área semeada com nabo forrageiro e aveia preta

Nabo forrageiro nascido à 25 dias

Nabo 35 dias depois de semeado

4 Respostas to “Culturas de Inverno: Quais Culturas Plantar”

  1. colono_rs said

    Aqui toda a área será destinada a pastagem, a maior parte tem azevem guaxo e no restante vai aveia preta. Apesar do pisoteio e consequente perda de produtividade na safra de verão devido a compactação, é o que resta pra ter alguma renda.

    • mbrudna said

      Fazer pastagem é uma boa alternativa, custa pouco e se for produtor de leite tem renda logo. Aqui ontem choveu 20 mm é pouco mas ajuda, o meu nabo forrageiro com aveia preta vai crescer melhor. Já estão falando que vai ter La Niña, muita chuva no verão se eles acertarem, vai ser bom pra soja e milho. Tamo precisando uma safra boa novamente.

      Abraço

      milton

      • colono_rs said

        Aqui a pastagem é para o gado de corte, cerca de 60 dias para engordar um boi que vem “embalado”, variando de 90 a 120 dias, depende do animal, o lucro varia de R$ 150 a R$ 250 por hectare, não é muito rentável mas é baixo o risco. Quanto ao próximo verão, realmente espero que tenhamos uma boa safra, já que preço vai ter, precisamos de grão. E aqui não choveu, o pasto vem devagar, ta fazendo falta uma boa chuva.

      • mbrudna said

        E aí meu amigo ” Colono “, como vai você? Tudo bem?
        E o gado tá bonito, já da pra carnear e fazer um bom churrasco?
        As chuvas estão suficientes para as pastagens?
        Pra mim não falta chuva no momento, foi pouca na época de semear o centeio e a linhaça dourada, mas no fim deu tudo certo. Este ano volto plantar milho em 1/4 da área, acho que o preço vai estar mais ou menos bom e faço rotação de culturas. vou plantar metade de hiper-precoce e metade de super-precoce da pioneer lá por 13 de agosto se o clima estiver quente, depois quero fazer a segunda planta de verão com soja Magna la pelo início de janeiro se chover. Se não chover vou plantar soja mesmo que seja no fim de janeiro.

        Abraços!

        Milton.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: