Milton Brudna's Blog

Minha vida é plantar

Culturas de Inverno: Atualmente

Posted by mbrudna em 15/08/2012

Na área para milho onde dia 19 de julho apliquei 2,4 litros de Glifosato por ha para dessecar o nabo forrageiro e a aveia preta, foi necessário realizar uma segunda dessecação com Cletodim 24,0% ( Select ) para matar o azevém resistente ao Glifosato, que sobrou da primeira dessecação, o efeito do Cletodim é bom, porém mais lento do que o normal, talvez o azevém esteja se protegendo de herbicidas devido a primeira dessecação ter sido feita somente com Glifosato. Se o clima permitir dia 16 de agosto vou iniciar o plantio do milho. Dia 16 choveu 03 mm e não foi possível iniciar a semeadura do milho. Iniciei dia 17 de agosto.

Na linhaça dourada apliquei por ha 400 ml de Cletodim 24,0% ( Select ) mais 100 ml de Espalhante Adesivo em 17 de julho, matou todo o azevém sem causar problemas na linhaça, dia 26 de julho passei 50 kg de uréia e dia 7 de agosto apliquei 120 gramas de Iodosulfurom-Metílico 5,0% ( Hussar ) para erradicar os inços de folha larga e prevenir o aparecimento da temível buva resistente ao Glifosato para a cultura da soja. Não nasceu nenhum pé de buva, passei dessecante na linhaça e para plantar soja não foi necessário redessecar, semeei a soja logo após à colheita da linhaça. Hoje dia 02 de fevereiro de 2013 a soja já está em fim de floração e não tem nenhum pé de buva na área.

Na aveia preta Embrapa BRS 139 no dia 19 de julho passei por ha 5 gramas de Metsulfuron-Metil 60,0% ( Ally ) para matar inços de folha larga e prevenir da buva para a cultura de verão, para pulgão apliquei Talstar 125 ml, ( Bifentrina 10,0% que não foi usada na safra de verão ) para ferrugem 300 ml de Piraclostrobina 13,3% e Epoxiconazole 5,5%, ( Ópera ) para manchas foliares 500 ml de Carbendazim 50,0%, o resultado está sendo exelente.

No centeio dia 7 de agosto passei por ha 5 gramas de Metsulfuron-Metil 60,0%, 100 gramas de Imidacloprido 70,0% ( Gaucho ) para pulgões e 500 ml de Carbendazim 50,0%, mesmo não sendo um produto indicado para a cultura do centeio funciona muito bem para proteger de manchas foliares.

No triticale usei 600 ml de Tebuconazole 20,0% para controlar o inicio da ferrugem pelas folhas baixeiras, 100 gramas de Imidacloprido 70,0% ( Gaucho ) 5 gramas de Metsulfurn-Metil 60,0% ( Ally ) e 50 ml de Espalhante Adesivo por ha.

Este ano as culturas de inverno estão com ótima sanidade, sem ferrugem ou manchas foliares.

A experiência que fiz na linhaça misturando os herbicidas Iodosulfuron-Metílico com Cletodim, não deu certo, a mistura reduz o crescimento da linhaça causado provávelmente por fitotoxidade dos herbicidas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: