Milton Brudna's Blog

Minha vida é plantar

Soja Safrinha: Ainda Terá Tempo Para Produzir?

Posted by mbrudna em 18/01/2013

Este ano estou realizando um experimento com soja semeada na resteva do milho. Não é mais época normal para plantar soja, mas pelo bom preço que possivelmente ela terá, apostei plantar. A minha preferência era semear variedades de ciclo semi-precoce, mas pela dificuldade em encontrar semente, plantei a variedade BMX Turbo e Nidera 5909, mesmo sendo elas de ciclo mais curto. Enquanto a colheitadeira ia tirando o milho, imediatamente era semeada a soja. A dessecação da área foi realizada depois do plantio da soja. Semeei dias 15 e 16 com pouca umidade no solo. Só foi possível plantar com discos duplos na semeadeira, o excesso de palha causou o embuchamento do equipamento com sulcador. A densidade por ha deverá ficar em 300.000 plantas. felizmente ontem dia 17 caiu uma chuva localizada de 35 milímetros na minha lavoura, com esta chuva a soja provavelmente vai germinar bem.

Semeadura da Soja

Semeadura da Soja

Área Depois de Semeada a Soja

Área Depois de Semeada a Soja

8 Respostas to “Soja Safrinha: Ainda Terá Tempo Para Produzir?”

  1. Jonatan Metzhka said

    BMX Turbo e Nidera 5909, pq estas variedades ??? Aqui em independência as unicas variedades de soja plantadas na resteva de milho são o Monasca (80% das lavouras), Potência, e V-Max.

    • mbrudna said

      Oi Jonatan

      Aqui na minha região a soja monasca não é conhecida e o potência eu plantei dois anos na safra normal e não achei bom de rendimento ele cresce bem mas carrega pouco e tem o grão muito miudo. Eu tinha deixado semente própria do Magna que aqui se adaptou muito bem, mas deu fraco no vigor e não pude usar. Como eu coloquei no blog, não encontrei variedades de ciclo mais longo para adquirir. Prefiro arriscar colher uma soja baixinha mas bem carregada, até porque onde plantei o turbo e o 5909 a lavoura é bem plana. Vamos ver no que vai dar, quando eu colher esta soja te dou notícias.

      Milton.

  2. Jonatan Metzhka said

    Este milho super precoce que vc se referiu q deu apenas 100 sc/hec, seria qual híbrido ????? DKB 240 ????

  3. colono_rs said

    Teve sorte em pegar essa chuva, aqui deu só um chuvisco, e a soja ta começando a encher o grão, espero que chova logo.

    • mbrudna said

      E aí tudo bem?
      Voce deve ter conseguido plantar a soja tua mais cedo do que eu. Pra min só foi possivel a partir de 21 de novembro. Ela começou florescer la pelo dia 12 e ontem 21 passei fungicida e inseticida para lagarta, tinha bastante. As previsões infelizmente não são boas dizem que só vai chover mais bem no inicio de fevereiro, quem sabe chove antes nem que seja localizada de manga. Não é possivel que teremos mais uma safra prejudicada por falta de chuva. Vamos torcer que o clima melhore.

      milton.

      • colono_rs said

        Sim, aqui foi plantada no fim de outubro/começo de novembro e outra parte no fim de novembro/começo de dezembro, essa primeira tinha um potencial excelente, mas que já está se perdendo com esta estiagem, a mais tardia começou a florescer agora, só nos resta esperar que o clima colabore, a nossa parte estamos fazendo.

  4. Leandro said

    Bom dia, Milton.
    Quantas sacas por hectare tu esperas colher nessa lavoura de soja?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: