Milton Brudna's Blog

Minha vida é plantar

Soja: O QUE FAZER PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE ?

Posted by mbrudna em 19/01/2014

Estou fazendo experimentos para aumentar a produtividade da minha soja por ha, para alcançar 65 a 75 sacas. E para isto eu entendo ser preciso modificar o meu modo de plantar a soja, mudando a quantia e a distribuição dos pés por ha. Na minha publicação anterior eu falei que semeei toda a minha soja com 40 cm entre linhas e usei 350.000 pés por ha. Na realidade plantei a minha soja com 40 cm e 45 cm entre linhas e está com 275.000 e até com 375.000 pés por ha. A minha soja precoce BRASMAX ALVO de ciclo 5.8 está com 350 mil pés nascidos, quantia bem superior ao recomendado pela produtora da variedade que é usar de 200 a 250 mil. A NIDERA 5909 6.0 está com 350 e 355 mil e a recomendação da produtora da variedade é usar de 280 mil a 340 mil, bem próximo da minha planta, quantia que eu acho bem mais razoável usar. Iniciei o plantio destas duas variedades a partir do dia 14 de novembro. Para esta soja faltou umidade pois não choveu de 10 de dezembro até o dia 31, a falta de umidade nestes 21 dias reduziu o seu porte, mas com a população de 350.000 pés e a melhor distribuição das plantas por ha, ela está ocupando bem o espaço na área. Com uma população de 375.000 pés por ha numa soja de ciclo 6.2 e de porte alto, em ano de boas chuvas terá a tendência de acamar, o que não é recomendável. Acho que plantar na distância de 50 cm entre linhas e aumentar a população por ha não é aconselhável, os pés ficarão mal distribuídos na área, muito próximos uns dos outros e crescerão com os colmos muito finos e fracos o que poderá causar o acamamento. Com a nova arquitetura da soja, com menor porte, menor área foliar e mais engalhamento é o que me induz a fazer os experimentos, variando o espaçamento e a população por ha. Já existem experimentos de espaçamento de 25 cm entre linhas usando a mesma população de pés usada na distância de 50 cm e a produção teve um aumento significativo. Estou levando em consideração o problema do combate da ferrugem asiática em soja muito povoada, para atingir as folhas baixeiras por onde ela começa a se instalar. Uma nova distribuição dos pés pela área poderá ajudar a enfrentar os inços, principalmente os já resistentes a alguns herbicidas. Não aconselho que sigam os meus conceitos sobre população da soja, é assunto apenas para reflexão, o meu experimento recém está começando sem resultado conclusivo.

Hoje dia 16 de julho de 2015, quero me referir novamente ao aumento de população do cultivo da soja. Com a maior agressividade da ferrugem, reconheço que é preciso repensar o aumento de população. Com as variedades RR1 a dificuldade de controlar a ferrugem é uma incógnita, no ultimo ano, na minha lavoura tive perdas pela ferrugem mesmo com densidade normal. Talvez chegou a hora de substituirmos a soja RR1 pelas novas INOX e INTACTA. Nesta safra de 2015/16 vou plantar 75% de soja INOX, 75% de INTACTA  INOX e 25% de RR1 para refúgio. 

Uma resposta to “Soja: O QUE FAZER PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE ?”

  1. Jonatan said

    Os melhores resultados obtidos na minha lavoura foram usando de 10 a 12 grão no metro, em um espaçamento de 0,45 m. Claro sempre avaliando o engalhamento, porte da soja e época de plantio. Soja muito junto ele cresce demais e por isto se torna difícil o manejo, Alem de sofrer muito mais num período de estiagem, e o seu custo com semente na implantação ser bem maior. As recomendações de altas populações, acho que é mesmo uma estratégia para vender mais semente.

    Abraço Milton…

Deixe uma resposta

 
