Milton Brudna's Blog

Minha vida é plantar

Soja Safrinha: Uma Aposta

Posted by mbrudna em 03/02/2014

Semeei soja de 20 a 24 de janeiro na área em que colhi o milho. Deixar esta área agora durante 5 meses sem produzir é inconcebível, plantei o milho bem cedo para poder semear soja safrinha. Passei a aradora na área para destruir a buva que estava com mais de um metro de altura. Não é uma prática recomendável, o correto seria semear direto na palha, mas como a área é plana e não seria fácil matar a buva neste tamanho, optei por gradear o solo. Semeei soja BMX Brasmax Turbo ciclo 5.8 com espaçamento de 34 centímetros entre linhas e com 18 grãos por metro linear, o que corresponde à 530.000 sementes por ha, para ter uns 400.000 pés nascidos. O aumento da população é para provocar um crescimento maior da soja neste plantio fora da época preferencial. Nos dias da semeadura da soja o solo estava com pouca umidade e infelizmente não se confirmou a previsão de 150 milímetros de chuva para os dias 26 e 27, choveu apenas 7 mm dia 24 e 6 mm + 2 mm dia 30 de janeiro. Mesmo assim a soja está nascendo, porém talvez o seu estande não ultrapasse os 330.000 pés, nascidos desuniformes.

Soja Nascendo e Se Desenvolvendo Devagar, Só Uma Boa Chuva Pra Melhorar

Soja Nascendo e Se Desenvolvendo Devagar, Só Uma Boa Chuva Pra Melhorar

7 Respostas to “Soja Safrinha: Uma Aposta”

  1. “O aumento da população é para provocar um crescimento maior da soja neste plantio fora da época preferencial.”
    Meu amigo, não entendi o que você quis dizer, pois a partir do momento em que você aumenta demasiadamente a densidade de plantio, você estará deixando a lavoura predisposta à um baixo crescimento no porte das plantas, pois MAIS plantas é igual a MAIS competição por água, luz e nutriente. Então não entendi seu ponto de vista, e realmente fiquei na duvida rsrs. Parabéns pelo seu blog, Acompanho constantemente.

    • mbrudna said

      Oi Matheus!

      As tuas colocações são procedentes. Mas se tu observar na tua lavoura onde houve transpasse de plantio normalmente na cabeceira a soja sempre cresce uns 15 a 20 cm mais, justamente por estar mais adensada, o rendimento pode não aumentar mas fica melhor para colher. A competição por água ,luz e nutrientes só trará prejuízo se chover pouco, mas eu planto esperando chuvas normais. Segundo as pesquizas que tenho lido, o plantio cruzado compensa pela maior produção. Plantar de leste para oeste também produz mais pela maior insolalação e tempo de exposição diária das plantas ao sol.
      Obrigado pelo elogio e por acessares o blog. É meu hobby e posso trocar idéias e experiências com os leitores, o que me proporciona muita satisfação.
      Continue acompanhando o blog para trocarmos idéias e experiências.

      Abraço.

      Milton.

      • Matheus said

        Interessante essa questão do plantio de leste para oeste. Em relação ao plantio cruzado, ainda há muitas controversas. Aqui na minha região, norte do Parana, isso ainda é pouco difundido, seria interessante se alguém fizesse um manejo “lado a lado” do sistema de cultivo cruzado X convencional. Como não sou produtor, não tenho essa possibilidade. Se vc tiver trabalhos referente a isso, aguardo um posicionamento seu. Abraço, e obrigado pela resposta.

  2. Jonatan said

    O Milton ta certo em aumentar a população Matheus!!! Aqui na região noroeste é muito comum o plantio da soja safrinha. Pois a soja do tarde precisa ser plantada bem junta, para a planta se sentir apertada na linha e assim acaba crescendo sem colocar muitos galhos (soja caneluda). Se a soja do tarde “Safrinha” ficar com população baixa ela vai ficar muito pequena sendo muito ruim para colher. Parabéns mais uma vez pelo Blog Milton… Abraço

    • Matheus said

      Entendi perfeitamente. Levantei esta questão pois sou do norte do Paraná, e aqui não se cultiva soja safrinha. Mas obrigado pelas informações concedidas. Abraço

  3. Luan said

    ola Milton. gostaria de saber se você concelha semear com essa distancia entre linhas a soja safrinha, que no caso foi com semeadeira de trigo?

    • mbrudna said

      Luan,

      tudo bem?

      Luan, devido a ferrugem hoje ser muito resistente aos fungicidas, eu me arrisco

      a te aconselhar plantar uma variedade INOX e aplicar fungicida ( normal não precisa ser dos mais caros ) no fechamento

      e mais umas duas após. Eu plantei com semeadeira de trigo para conseguir esta distância entre linhas,

      mas também podes plantar com 45 cm entre linhas, mas aumente os pés por metro, para forçar

      um maior porte da soja, a quantia de semente fica a teu critério.

      Abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: