Milton Brudna's Blog

Minha vida é plantar

Culturas de Inverno: Manejo da Buva Para a Cultura de Verão, O que Fazer?

Posted by mbrudna em 30/10/2014

A minha linhaça estava infestada de buvas com tamanho entre 5 e 15 centímetros de altura e  também tinha muitos pés de linhaça não maduros. Apliquei 02 litros de Paraquat com 100 litros de água no fim da tarde. Morreram 90% das buvas e dos 10% restantes muitos ainda irão morrer. Após a chuva de hoje vou esperar alguns dias para as buvas remanescentes brotarem e aí penso aplicar 1,5 litro de 2,4 D por ha. Eu poderia usar Heat mas acho que o 2,4 D ficará mais em conta, não será preciso usar o Heat.

Buva Dessecada

Buva Dessecada

2102014 Colheita de Linhaça na Tapera 013

2102014 Colheita de Linhaça na Tapera 014

Na aveia preta Embrapa BRS 139, eu usei na limpeza das buvas pequenas no inverno, 01 litro de 2,4 D, morreram todas e com a boa palhada que a aveia formou, agora depois de colhida não se encontra nenhuma buva. Acho que para matar buvas maiores de 12 centímetros de altura em diante, seja recomendável usar Heat ou uma dose bem forte de 2,4 D, levar um agrônomo para avaliar a área seria o melhor a fazer. Acho na minha área da aveia será possível plantar a soja sem dessecar. Agora a dúvida me assalta, devo usar Spider preventivo para no caso da buva aparecer depois da soja nascida ? Quando me for possível vou postar uma foto da área da aveia colhida. Esta aveia produziu 1.080 kg de grãos por ha.

24102014 linhaça dessecada e aveia preta 011

Resteva de Aveia Preta

Resteva de Aveia Preta

Deixe uma resposta

 
