Milton Brudna's Blog

Minha vida é plantar

Soja: Diz a Sabedoria Popular: Enquanto Chove Não Tem Sêca

Posted by mbrudna em 22/02/2015

A planta de soja este ano iniciou com pouca chuva. Semeei a minha soja de 14 a 30 de novembro. Para conseguir germinar bem, choveu 33 milímetros em 16 de dezembro e daí em diante choveu muito bem até agora. A lagarta da soja este ano tem me dado pouco trabalho. Apliquei 150 ml de inseticida fisiológico (Clorfluazuron) Atabron preventivo, na dessecação dos inços na soja. E 19 dias depois fiz a segunda aplicação, dias 4 e 5 para lagartas falsa medideira, usei 200 ml de Atabron e 600 ml de Metomil junto com o fungicida. E 21 dias depois, em 12 e 13 de fevereiro tinha novamente infestação média de lagartas falsa medideira e aí usei 1,5 litros de Metomil, 50 ml de Prêmio (Clorantraniliprole) e 200 gamas de Imidacloprid para sugadores, pois tinha uns poucos percevejos e alguns tripes, aplicado juntamente com a 2ª dose de fungicida. Ontem a tardinha fui ver a lavoura, mas uma chuva vinda do norte me impediu de ver a soja. Choveu 80 milímetros em uma hora. Muito bom para a soja que está na fase de formação dos grãos. Hoje dia 22 chove novamente, mas com menos intensidade. Cometi um erro de digitação, a dose do inseticida Prêmio correta foi de 50 ml por ha.

Nidera 6211 Semeado em 30 de Novembro

Nidera 6211 Semeado em 30 de Novembro

A Chuva dos 80 Milímetros Chegando

A Chuva dos 80 Milímetros Chegando

Fotos soja com vagens e outas de 21022015 209 Fotos soja com vagens e outas de 21022015 220

4 Respostas to “Soja: Diz a Sabedoria Popular: Enquanto Chove Não Tem Sêca”

  1. João said

    Tu usou 150ml ou 50ml de Premio? Pq a dose é 50ml, usando 150ml o custo seria de algo em torno de R$ 80,00 por hectare. Aqui a soja já ta lorando, mais uns 20-25 dias inicia a colheita, e só usei Diflubenzuron e Teflubenzuron para lagartas, foi um dos anos mais tranquilos em relação a essa praga.

    • mbrudna said

      Oi João.

      Agradeço a observação, tu estás certo, eu usei 50 ml por ha de Prêmio.

      Um abraço.

      Milton.

  2. Andre said

    Como esta o desenvolvimento da soja em plantio cruzado? A incidencia de doenças fungicas não é maior? A espectativa de colheita é maior do que na area de soja convencional?

    • mbrudna said

      Oi André.
      A soja cruzada está um pouco maior. Por enquanto não tem diferença quanto a ferrugem. E a espectativa é de produzir mais, mas ainda é cedo para vizualizar isto. A minha soja está um pouco atrasada, faltou chuva no inicio. Ela está recém com meio grão formado. Ontem passei fungicida pela 3ª vez. Só como informação a soja menos atacada com ferrugem é o Brasmax Intacta Vanguarda, depois é o Nidera 5909, depois o Basmax alvo e o mais atacado é o Nidera 6211, mas também está com uma carga maior de vagens.

      Abraços

      Milton.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: