Milton Brudna's Blog

Minha vida é plantar

Soja

Posted by mbrudna em 01/11/2016

Honestamente eu não pensava mais em adquirir máquinas novas e caras. Meu foco está mais em melhorar a fertilidade do solo e usar a nova genética que as vezes aumenta mais a produtividade do que uma máquina nova isoladamente. Mas a necessidade de um novo trator se fez necessária. Adquiri um trator novo o que sempre traz alegria e renova a vontade de produzir.

31102016-valtra-chegando-pro-trabalo-011

Anúncios

3 Respostas to “Soja”

  1. Marcelo said

    Boa tarde, Sr.Milton,

    Gostaria de saber sobre a eficiência do Calsite no seu ponto de vista, notasse diferença? quanto a aplicação pelo visto aplicaste em mistura junto ao adubo, lhe pergunto o Calsite poderia ser aplicado na linha da soja, digo, a questão operacional de distribuição permitiria esta opção? Que concentração o Calsite possui, um pó muito fino?

    Esta curiosidade é em virtude de ter usado por muitos anos Filler na linha da soja com respostas ótimas.
    No mais é isto,
    Parabéns pela sua pagina.
    Att.
    Marcelo De Marchi

    • mbrudna said

      Oi Marcelo!

      Obrigado pelo elogio ao meu blog.
      O calsite é formulado granulado como o adubo não é pó. O correto é aplicar na linha, o seu volume é igual o adubo e a eficiência seria melhor, inicialmente eu pretendia aplicá-lo na linha mas pela falta de mão de obra e pela agilidade no plantio apliquei a lanço. Em um ano de boas chuvas como este, a sua solubilidade é boa e o seu efeito pode ser bom. Talvez em ano de pouca chuva ele venha a ficar muito superficialmente. Até aqui a diferença é a soja estar mais verde, após a colheita é que saberei do resultado. No ano que vem novamente vou botar adubo a lanço e talvez o calsite na linha e o cloreto depois da soja nascida, são várias aplicações mas tendo tempo pode ser a melhor maneira de adubar a soja. Não ponho adubo na linha para não travar a semeadura da soja, sem adubo na linha planto muito rapidamente, na melhor época.

      Abraços

      Milton.

    • mbrudna said

      Oi Marcelo.

      Não observei incremento de produtividade com o uso do Calsite. Na próxima safra não pretendo plantar com este produto. Este ano eu colhi a mesma média do ano passado quando eu não usei o calsite, salientando que o clima tem grande influência na produtividade e este ano foi melhor comparado ao ano passado.

      Abraços

      Milton.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: